Fala Litoral | "Chegamos para trabalhar e já estava tudo cortado": o que motivou o corte de árvores na Rua Morom
WhatsApp



FECHAR
ÁREA RESTRITA
DADOS DE ACESSO:
Login:
Senha:

loader

"Chegamos para trabalhar e já estava tudo cortado": o que motivou o corte de árvores na Rua Morom

14 de agosto de 2025

Caso aconteceu na terça-feira (12), no quarteirão entre as ruas Capitão Eleutério e Fagundes dos Reis. Conforme os lojistas, ação aconteceu antes da abertura do comércio.

corte de três árvores na Rua Morom, no centro de Passo Fundo, virou assunto na cidade nesta semana. Conhecida por sua arborização, a rua é um cartão postal do comércio, com árvores plantadas em ambos os lados da calçada. 

O corte foi feito na terça-feira (12) pela RGE, no quarteirão entre as ruas Capitão Eleutério e Fagundes dos Reis. Conforme uma das lojistas, Lene Seixas, a ação aconteceu por volta das 7h, antes da abertura do comércio: 

— Chegamos para trabalhar e já estava tudo cortado. É triste porque elas eram meus xodós, eu vinha trabalhar e sempre observava elas. Agora a falta da sombra já está afetando minha vitrine, vai pegar sol nos produtos o dia todoNa loja ao lado, a proprietária Márcia Meneguzzi tenta ver a questão para além da polêmica: 

— É triste ver uma árvore ser cortada, mas é preciso ver o todo. A Morom precisa de atenção num geral, revitalização das calçadas e dos canteiros, deixar ela bonita novamente. 

Em Passo Fundo, o Conselho Municipal de Arborização Urbana  é responsável pelo cuidado com todas as árvores da cidade, incluindo podassupressão plantio

Conforme o presidente, Juan Mascaró Dia, o grupo foi informado sobre o corte realizado pela RGE. Entre os motivos alegados é o fato de que os galhos impediam que o caminhão de manutenção acessasse a fiação de forma adequada e que a solução era o corte

— A RGE tem autonomia para fazer manutenção da rede elétrica. Entendo que há um apego com a Rua Morom, e pode ter faltado comunicação com a comunidade. A rua tem uma geografia complexa, é estreia em relação à altura das edificações, e muitas árvores estão em sofrimento — resume Juan.


COMENTÁRIOS DO FACEBOOK